quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Espaço do Artista: Farnese de Andrade
Descobri este artista há alguns anos numa exposiçao no CCBB e logo vireì fã! Saiba um pouco mais deste artista:
Farnese de Andrade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Farnese de Andrade Neto (Araguari, 26 de janeiro de 1926 — Rio de Janeiro, 18 de julho de 1996) foi um pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro.
Vida:
Em Belo Horizonte, estudou pintura com Guignard entre 1945 e 1948. Mudando-se para o Rio de Janeiro em 1948 para tratar de uma tuberculose, trabalhou como ilustrador para o suplemento literário dos jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Letras, e para as revistas Rio Magazine, Sombra, O Cruzeiro, Revista Branca e Manchete, entre 1950 e 1960.
Em 1959 começou a frequentar o ateliê de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde se aperfeiçoou em gravura em metal.
Em 1964 começou a criar obras com materiais descartados, recolhidos em praias e aterros e, posteriormente, utilizou armários, oratórios, gamelas e ex-votos, adquiridos em antiquários e depósitos de materiais usados.
No Salão Nacional de Arte Moderna de 1970 recebeu o prêmio de viagem ao exterior. Foi para a Espanha e instalou estúdio em Barcelona, onde permaneceu até 1975, quando voltou ao Rio de Janeiro.
Em 1993 recebeu o Prêmio Roquette Pinto dos Melhores de 1992 pela exposição Objetos na Galeria Anna Maria Niemeyer.
Por fim, artista mais conhecido no exterior, para alguns pode até chocar, para muitos surpreende, total clareza da expressão de seus sentimentos mais profundos!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário